segunda-feira, junho 12, 2006

SERRA DOS CANDEEIROS

Caros caminheiros,

A actividade do mês de Julho vai desenrolar-se (... ou emaranhar-se) na Serra dos Candeeiros em pleno PNSAC (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros) no fim de semana de 8 e 9 de Julho de 2006. Em Vale de Ventos existem duas casas abrigo (uma T3 e uma T4) que podem ser alugadas a cerca de 35 oiros por noite ... baratinho (são antigas casas da guarda florestal, razoáveis, onde se fica bem com tempo quente). Dependendo do número de pessoas poderá haver a necessidade de alguns (aqueles com as costas mais duras) ficarem a dormir em sacos-cama no chão e outros (os mais destemidos e naturistas) a acampar num pequeno pinhal a cerca de 20 metros das casas. Dá para tudo, tendo em conta que a velha que fiscaliza aquilo dorme a 3 Km de distância.

A ideia é partir sábado pela fresquinha, caminhar uma 6 horitas (poderemos apreciar algares, dolinas e polges , canhões cársicos e os campos de lapiás), tomar um banho, beber em copo (a jeito de aperitivo), fazer a refeição comunitária (bem regada) que tão bem correu na actividade anterior, beber mais um copito, acender o forno a lenha, por a massa do pão a levedar, esperar enquanto o forno aquece e a massa leveda, bebe-se um copo, enrolam-se uns pãezitos recheados com bom chouriço, metem-se ao forno, enquanto cozem beb..., tiram-se do forno, respira-se um pouco de ar puro e apreciam-se ... desta vez feitos pelas nossas mãos (nem que não valham um chavelho vão saber-nos bem).
Com a pica do pão com chouriço pode planear-se uma actividade nocturna do tipo paint-ball pirilampo ... estou a informar-me de como se faz.

POR FAVOR MANIFESTEM O VOSSO INTERESSE, QUANTO ANTES, PARA QUE POSSAMOS PROCEDER À RESERVA DA DORMIDA.

Abraços,

21 comentários:

garranos disse...

A garranada está pronta!
(logo confirmo mesmo com o alopécico!)
Volto a referir a observação de anfibios para actividade nocturna...
Ratito, o que entendes por "partir pela fresquinha"?

ratodocampo disse...

Fresquinha, no Verão, é por volta das 7:30 horas da madrugada. Para começar a caminhar às 10:00H. Os anfíbios, de noite, confundem-se um bocado ... gostava mais de borboletas, traças e pirilampos!

ratodocampo disse...

ERRATA:
onde se lê "35 oiros por noite" deve ler-se "35 oiros por quarto/noite".

garranos disse...

Ok, podemos fazer uma observação de borboletas nocturnas e outros insectos com insónias, mas onde há predador há presas

ratodocampo disse...

Quem está aí?

homemdacorda disse...

Admira-me que o gogas esteja tão calado. Deve estar a aproveitar todo os bocados para treinar a sua resistência específica para caminhadas (só tem resistência específica para informática e BTT).
A ideia parece-me magnífica, em todas as suas variantes (voltamos à grande questão mais/menos homes e menos/mais embasilhas?), mas é preciso que o papacotal comece a concretizar. Por nós estamos de acordo. Avança RDC.

ratodocampo disse...

Amanhã colocarei no blogue mais informações sobre o percurso a fazer. Ainda estou a acertar uns pormenores com o HDC. Ó gogas, por onde é que andas, os homes do sapo ainda não emendaram o fio da net?

ratodocampo disse...

Ó Zeca_galo, vamos lá, é preciso homes com boas mãos para amassar e benzer o pão!

garranos disse...

Ratodocampo a garranada confirma o "amasso" do pão e a benzedura, bem como os copitos de permeio.
A caminhada é de quantos Km? posso ir de chinelas como o outro, ou temos de começar com o nosso treino diário de passear com 80 Kg de pedras no lombo ao longo de 40 Km?
O Gogas ainda não tem sapo ou arranjou uma rãzinha? Tens de ir à observação nocturna de anfíbios! (foi assim que a conheci... esperto...)

garranos disse...

Ó Homemdacorda vai praticando as contas de subtracção porque o Duo AlopéciK e Partenére vai precisar dos teus dotes matemáticos (refrescas a garganta depois do show).

ratodocampo disse...

Bem lembrado Fran_Mark ... é no que dá a minha paixão pelo futebol. Não sei se há televisão nas casas mas, em último caso, pode levar-se um projector e uma tela gigante.

ratodocampo disse...

Ai gogas, nem aqui escapas aos profs. É assim mesmo Aldeona, em defesa da nossa língua!

ratodocampo disse...

O povo (desculpa lá ó argelino usar esta tua expressão) está um bocado silencioso! Será que têm medo de meter a mão na massa fresca? Ou não gostam de pão com chouriço?

homemdacorda disse...

Garranos-não costumo fazer contas de subtrair, com a garganta... bem, isto é, até subtraí uns copitos da sangria do RDC... com a garganta, mas isso são outras histórias... Vou nessa garranos.

Zeca_galo-Caminhada sem vós... não é caminhada. Vamos lá adaptar a coisa. Se for preciso apanhamos a ganda_pinta em qq lado.

Fran-Mark- Vais ter de aguentar o "sargentão" até há (escrita gogal) final. Por isso é melhor encomendar o projector ao Souabel.

Aldeona-Desta vez não à (escrita gogal) abébias. Apresentai-vos nos candeeiros, senão... senão... senão quê? senão apresentamo-nos nós... Vejam se aparecem, afinal é um saltinho aí da margem sul.

ratodocampo disse...

Souabel, ficas então com a tarefa de palmar (será bom português ó gogas?) uma tela 3x2 m e um projector com muitos pixle's e lumix's. À (gogas?) muitos por onde tu andas ...

homemdacorda disse...

Ó gogas, podias ter escolhido outra fruta... é que já escorregaste outra vez!!!

garranos disse...

Keremos aki (eu preferia ir ao Leroy Merlin, mas enfim, faz-se o que se pode) manifstr o ns agrado pela dfsa da nossa lingua(salvo seja!) - esta juventude tem muito que aprender! (somos jovens até que idade?)
Já agora aproveitamos para lançar o "réptil" - que expressão devemos usar? papacotinianos, papacotanos ou simplesmente papacotas?
Há amendoins e cerveja para a final da Copa?

garranos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ratodocampo disse...

Fran_mark, agora em frequência modelada, estou a apreciar bastante a tua prestação neste blogue. Gostava de te ver subir a serra da lua ...
Já agora ... envia-me, pf, o teu email para inclusão na lista papacotas.

Ó souabel, os concurso aos projectos FCT ainda não abriram, vê lá se arranjas tempo para continuar com os apreciados comentários ... senão gogas toma conta disto!

souabel disse...

Como isto tem estado muito animado e como o tema sobre esta caminhada ainda não foi levada a conselho familiar (muitos exames, muito estudo dos filhos para acompanhar, ... muita preguiça), tenho ficado mais na posição de leitor.

Ainda não percebi para que é o projector e a tela, se ainda não foi garantido o sinal da T.V. Quem trata disso? Será que alguém vai levar o CCP (Centro de Comunicações Papacotas)?

Ó Gogas, então já descobriste a tua última escorregadela: "o pessoal de vez enquando lá escorrega!". Onde é que foste buscar o "enquando"? Não querias dizer "em quando"?

Esperem pela próxima intervenção com informações mais definitivas.

Abraços.

homemdacorda disse...

Ó gogas voltaste a esquecer-te de colocar o "agá" no último período da tua postagem: então "Se Portugal for à final não é verbo haver???". No primeiro período, estiveste bem... "ainda à uns tempos...", não é verbo haver. Andas a deitar muitas cascas de banana para o chão, rapaz.
Bem, quanto à TV todos estamos de acordo... queremos ver Portugal!