terça-feira, janeiro 16, 2007

Via Romana XVIII


No próximo Sábado, dia 20, vamos caminhar para Terras de Bouro. O objectivo consiste em percorrer uma das vias Romanas mais bem conservadas no nosso território, a Geira, construída há cerca de 2000 anos. Um boa descrição desta via pode ser encontrada em http://viasromanas.planetaclix.pt/#vianova
O percurso tem início em S. Sebastião da Geira (a 3 km de Terras de Bouro) e fim na fronteira da Portela do Homem. Na totalidade são 35 km, mas para que todos possam participar o traçado foi dividido em três secções: a primeira, a laranja, circular, de 9,7 Km, que constitui o trilho PR9, criado pela CM Terras de Bouro; a segunda, a verde, de 15,1 Km, que liga os marcos miliários XIX a XXVII; e, por fim, a terceira, a vermelho, de 10,2 Km, entre os marcos XXVII e XXXIV (cada marco representa uma milha romana, aprox. 1481 m). Existem, portanto, 3 opções de participação nesta caminhada: (i) fazer a 1º secção, 9,7 Km; (ii) a 1º e 2º secções, 24,8 km; ou (iii) a 1ª, 2ª e 3ª secções, 35 km. O terreno é macio, engenharia e topografia romanas, pelo que as distâncias não devem assustar. Em princípio é possível um esquema de transporte de uns pontos para outros com os nossos carros. Tudo depende das viaturas disponíveis.
A ordem de batalha em breve será divulgada mas contem com uma saída bem cedo e volta ao fim da tarde. Na imagem podem ver, a cores diferentes, as 3 secções do percurso. Abraços.

6 comentários:

ratodocampo disse...

Para Sábado a previsão meteo é de céu pouco nublado.

ratodocampo disse...

O rdc, a giralua, e mais dois estreantes (ainda sem nick) vão fazer a via romana. Possivelmente o emula também alinha.

ratodocampo disse...

Gogas, a escolha das datas é, obviamente, questionável. Contudo, perguntar a todos os papacotas se estão livres em determinada data impossibilitaria a realização de qualquer actividade. Coordenar a agenda de 20 pessoas não é trabalho para amadores.
Concordo contigo num aspecto ... de facto anda por aqui muito pouca gente!
Abraços.

homemdacorda disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
homemdacorda disse...

Há muitas nuvens nos nossos horizontes, no entanto, estamos a negociar "psicologicamente" para contribuirmos com algum "pessoal". Um destes dias daremos mais notícias. De qualquer modo, em caso negativo, vamos ficar muito tristes, porque a geira romana é uma aposta de longa data.

argelino disse...

Eu e o cãopanheiro bamos.
Estou em negociações com um novo caminheiro.

Venha lá a ordem de batalha

Abrcs