quinta-feira, março 30, 2006

Abertura do concurso para o logotipo dos papacotas …

Os papacotas são um grupo já bastante sólido (cof, cof …) e como tal necessitam de um símbolo que os represente. Aguardamos as sugestões de todos os ppcts com boas relações com o lápis ou qualquer outra ferramenta de desenho. Enviem as vossas propostas para o endereço papacotas@gmail.com para que estas possam ser votadas no blogue (mais pormenores adiante). A ideia é ter uma T-shirt impressa antes da próxima caminhada (não se esqueçam de fazer a reserva do quarto)… ou um bordão …

quarta-feira, março 29, 2006

Caminhada em Abril - Linha do Douro

Irmãos Papacotas:

Sinto que já estão todos enferrujados. Quinze dias passaram desde a ultima caminhada e as saudades começam a apertar. Proponho que no dia 21 de Abril (6ª feira) partamos para Vila Nova de Foz-Côa, aí pelas 20H00 e pernoitemos na Pousada de Juventude da terra (boas condições). Depois pela manhazinha do dia 22, levamos os carros até Castelo Melhor (aldeia a 12 Km), deixámo-los lá e regressamos noutro até VN FC. Partimos a pé até à estação de caminho-de-ferro do Pocinho (7 Km) e iniciamos aí um percurso pela linha férrea do Douro, desactivada, até Castelo Melhor - apeadeiro (13 Km) e depois até aos carros por caminho (3 Km). Esta caminhada perfaz um total de, aproximadamente, 23 Km. Dizem que é deslumbrante a paisagem. Marcamos um jantarinho na Pousada (à volta de 6 euros - pessoa), tomamos o banhito (agora mais a seco, espero eu) e regressamos ao aconchego do lar pela noitinha.

Digam qualquer coisa rápido, porque é preciso reservar a Pousada para a pernoita. Abraço a todos.

Mais fotografias da saudosa caminhada

Para verem as fotografias da autoria do argelino cliquem aqui.

sexta-feira, março 24, 2006

Repetição da caminhada da Serra da Freita

Após vários e insistentes pedidos para repetirmos a caminhada do dia 18 de Março eu digo ... é já amanhã. Quem alinha?

Se pensam que estou a exagerar um bocadinho que tal dar algumas ideias para novas caminhadas/actividades ao ar livre? Somos todos ouvidos …



segunda-feira, março 20, 2006

As fotografias da Serra da Freita ...

Caminheiros,
No sábado, com sabem, não conseguimos fazer a totalidade do percurso pois a dificuldade era um pouco elevada e as condições climatéricas não ajudaram. De qualquer forma ainda percorremos 2/3 do percurso. Dá para tirar 15 no exame...
Esta fotografia mostra o trilho percorrido, marcado a vermelho, com cerca de 11 Km.





















Participaram o exciliknight, a cogumela_rf, o ratodocampo, o homemdacorda, o argelino, o mike e os outros que nunca mais arranjam tempo para pensar num nick.

Seguindo este link podem ver as fotografias tiradas pelo ratodocampo, em formato slideshow.
Digam qualquer coisinha.

segunda-feira, março 13, 2006

Jantar do dia 18 de Março



Papacotas,

O homemdacorda precisa de saber quem está interessado em jantar, com direito a banho quente, no parque de campismo da Fraguinha (a 2 Km do inicío/fim do precurso). A ementa ainda não está definida mas assim que tivermos mais informações logo as divulgaremos.
Enviem-me um email a reservar o jantar até dia 15 (Quarta-feira) às 18 horas.
O preço do manjar e banho deve rondar os 14 Euros.

domingo, março 12, 2006

Caminhada de alguns Papacotas aos Carris em Dezembro



Aqui vão algumas fotografias da caminhada aos Carris em Dezembro de 2005. Mais vale tarde que nunca. Só as recebi há poucos dias... Desculpem os interessados. De qualquer modo ainda vão a tempo de vos aguçar o apetite.

sexta-feira, março 10, 2006

A Freita não vai estar assim ...

mas se estivesse ... era bonito.

SlideShow1
SlideShow2

Fotografias obtidas numa caminhada aos Carris, no dia 21 de Fevereiro, organizada pelo grupo UMPARDEBOTAS, na qual o PAPACOTAS estava representado pelo ratodocampo.

terça-feira, março 07, 2006

Um cheirinho da Freita ...

Podem ver algumas paisagens que poderemos atravessar na próxima caminhada em:
slideshow
O percurso programado tem cerca de 18 Km.

quinta-feira, março 02, 2006

Caminhada - 18 de Março - Serra da Freita

Irmãos Papacotas:

Temos andado arredados da união. São uns para cada lado... nem sempre a trabalhar da melhor maneira para a saúde, digo eu! Já é sedentarismo a mais! Toca a reunir, limpem lá as teias de aranha às botas e às mochilas e preparem-se para mais uma jornada ímpar de Natureza - o percurso Póvoa das Leiras - Regoufe - Covelo de Paivô - Póvoa das Leiras. A coisa deve rondar as 6 horas de caminhada, num desnível de 550 metros, com dificuldade média-alta, a julgar pelas indicações da revista Montanha, nº2 de 2001. Como já lá vão alguns anos, resta-nos a esperança que a erosão já tenha "amaciado" um pouco o desnível, caso contrário, seremos nós a empurrar para cima e a gravidade a empurrar para baixo... nada que não nos seja familiar... avancemos, sem medes!

"Neste percurso, três elementos estarão sempre presentes: o isolamento, a beleza e o esforço. Tais ingredientes fazem esta marcha memorável."

Passaremos por um caminho apelidado de Caminho dos Incas, devido à semelhança com alguns trilhos andinos... esperemos é que não nos apareçam as Lamas, nem os tocadores de gaitas de cana, senão perdemos tempo e o jantar no Parque da Fraguinha arrefece.

Esta caminhada deve ser das boas, por isso há que a preparar da melhor maneira; quem não tem botinhas que as arranje, bem acolchoadas, por dentro, por umas boas meias de marcha (Sportzone). Além disso são os apetrechos do costume (o essencial, apenas, para não pesar muito). Nessa altura ainda deve estar fresco, ou mesmo a chover... preparem-se, porque a Freita é traiçoeira... de repente o assalto de um banco de nuvens e a magnífica chuva copiosa que em Julho até é bem vinda, mas em Março dispensa-se.

Pensei em contactar o dono do Parque de Campismo da Fraguinha para nos deixar tomar um bom banho quente, mudar de roupa e jantar numa sala rústica, muito aprazível, onde se degustam belos nacos de carne, assessorados, à feição, por um maduro tinto "organolepticamente" irrepreensível (espero que o rato do campo não considere que me estou a meter nos seus domínios...)... depois, a doçaria aconchegante que enaltecerá aos céus (estrelados, esperamos nós!) o espírito dos papacotas.

Outros pormenores serão transmitidos brevemente.

Digam alguma coisa, para nos ajudarem a tomar as melhores decisões. Até breve.

Dos papacotas nem um passo à retaguarda!